Serviços


Horário

Respostas Sociais
Horário de Funcionamento
Atendimento por Marcação:
Apoio
à Infância (Creche e Pré-Escolar)
07h30 às 19h00
Das 9h00 às 17h30
Apoio
à 3ª Idade (Centro de Dia e SAD):
8h30 às 17h30
Das 9h00 às 17h30
Apoio
à Juventude, às Famílias e à Comunidade em Geral (Centro Comunitário):
SAAS
Ateliers (ATL)
09h00 às 17h00
7h30 às 19h00
Acção Social (SAAS):
– Terças das 9h30 às 12h30 (Atendimento no Centro
Social D. Manuel Monteiro de Castro/St.ª Eufémia);
Quarta das 9h30 às 12h00 (Atendimento no Centro Social Padre Joaquim
de Sousa/Taipas).
Psicóloga (SAAS):
Segundas das 10h00 às 12h00 e das 14 às 16h00/ Quartas, Quintas e
Sextas das 14h00 às 16h00 (Atendimento no Centro Social D. Manuel Monteiro de
Castro/St.ª Eufémia);
Terças e Sextas das 10h00 às 12h00 (Atendimento no Centro Social
Padre Joaquim de Sousa/Taipas).
Ateliers (ATL): Das 9h00 às 12h e das 15h às 18h30
Serviços
Extras para a população em geral
Horário a
determinar conforme inscrições
Das 9h00 às 17h30
Serviços
Administrativos (secretaria)
09h00 às 18h00
Das 9h00 às 17h30
Serviços
de Limpeza/Transporte
08h00 às 18h00
Das 9h00 às 17h30

RESPOSTAS SOCIAIS / OBJECTIVOS

Creche
Tem como objetivos apoiar e colaborar com as famílias na educação integral das crianças assim como no seu desenvolvimento e socialização; e, proporcionar às crianças condições adequadas ao seu desenvolvimento harmonioso e global; destina-se a crianças dos 4 meses aos 3 anos; e, tem capacidade para 35 crianças.
Pré-escolar
Tem como objetivos apoiar e colaborar com as famílias na educação integral das crianças assim como no seu desenvolvimento e socialização; e, promover atividades educativas orientadas no sentido da preparação pré-escolar; destina-se a crianças dos 3 aos 6 anos; e, tem capacidade para 25 crianças.
Centro de Dia
Tem como objetivos promover a manutenção do bem-estar bio-psico-social dos idosos no seu meio sócio-familiar; evitar o isolamento e retardar o envelhecimento através de relações inter-geracionais; destina-se a idosos; e, tem capacidade para 30 Utentes.
Serviço de Apoio Domiciliário
Tem como objetivo a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a pessoas, quando, por motivos de doença, deficiência e incapacidade ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária; destina-se a pessoas com incapazes de satisfazer as suas necessidades básicas; e, tem capacidade para 15 utentes.
Centro Comunitário
É uma estrutura polivalente onde se desenvolvem serviços e atividades que, de uma forma articulada, tendem a constituir um pólo de animação com vista à prevenção e diminuição de problemas sociais. Tem como princípio essencial a organização de respostas às necessidades globais da população, assumindo-se também como agente dinamizador da participação das pessoas, famílias e grupos sociais, agente do desenvolvimento local, social e de promoção da cidadania. Os objectivos passam por criar condições que permitam aos indivíduos o exercício pleno da cidadania e apoiar as famílias no desempenho das suas funções e responsabilidades, reforçando a sua capacidade de integração e participação social.

Do Centro Comunitário fazem parte os seguintes serviços

SAAS: (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social)
Tem como objetivos informar, orientar e encaminhar pessoas e famílias de modo a que tenham acesso a apoios e recursos que a sociedade dispõe, e que são necessários à concretização dos seus projetos de vida. Contribuir para a criação de condições que possibilitem o exercício pleno dos seus direitos de cidadão. Apoiar as famílias no desempenho das suas funções e responsabilidades reforçando a sua capacidade de integração e participação social. E, promover a (re)inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis. Destina-se às freguesias de Prazins Santa Eufémia, Prazins Santo Tirso, Corvite, S. João de Ponte, São Cláudio de Barco, Vila Nova de Sande, Caldas das Taipas, Sande S. Martinho, Sande S. Lourenço, Sande S. Clemente, Balazar e Santa Cristina de Longos.
Ateliers
Têm como objetivos proporcionar atividades no âmbito da animação sócio-cultural bem como orientação/apoio nos trabalhos escolares, contribuindo para a construção do desenvolvimento integral das crianças e jovens. E, favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/instituição em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio.

DESPORTOS

Ginástica de Manutenção para Séniores
Tem como objetivos melhorar a aptidão física elevando as capacidades motoras de modo harmonioso e adequado, e promover o gosto pela prática regular de actividades físicas variadas; destina-se a todos os géneros e idades; e, tem capacidade para 15 alunas/turma. (1 vez por semana para os utentes do Centro de Dia)
Natação no Pré-escolar
A natação é um desporto muito completo porque implica todos os grupos musculares. Principalmente, estimula a sua coordenação, o seu equilíbrio e o conhecimento do meio que os rodeia. O exercício suave favorece a regulação do sono e a estimulação do apetite, razão pela qual dormem e comem melhor. O elemento socialização também é muito importante em crianças e jovens, ao se relacionarem com outros da mesma idade e estabelecerem e desenvolverem com eles o conceito de brincar; sem nos esquecermos, claro, da importante medida de segurança que supõe o fato de que se aprendam a defender dentro de água. - Aumenta o coeficiente intelectual das crianças a obter uma percepção maior e mais ampla do mundo que os rodeia. - Controla o peso corporal, reduzindo o risco de obesidade. - Melhora a flexibilidade, coordenação, agilidade, velocidade e força muscular. - Estabelece uma correta postura corporal. - Outorga mais autonomia e independência à criança. (1 vez por semana para os meninos do Pré-escolar)
Ginástica Infantil
Com a ginástica as crianças, rastejam, saltam, rodam, gatinham, correm, entre outras, e com esses movimentos aprendem a coordenar movimentos, a melhorar a sua elasticidade e a gastar energia. É um desporto mais competitivo e por isso favorece socialmente a colaboração e companheirismo para poder Jogar. - Fisicamente fortalece os músculos, aprendem a coordenar movimentos melhora a agilidade e a elasticidade. - Emocionalmente ganham confiança em si próprios, apercebem-se do que podem dar aos outros e o que podem contar com cada um dos seus companheiros. - Aprendem a conhecer os seus limites e a tentar superá-los, mas também aprendem com os limites dos outros. (1 vez por semana para os meninos da sala dos 2 anos e Pré-escolar)
Judo
O Judo oferece benefícios claros de integração física e social para crianças e jovens, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social integrado. É recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para crianças e jovens: Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno; Prepara os jovens para uma convivência equilibrada no seu ambiente social; Estimula o interesse pela competição sadia; Desenvolve o educando como um todo.