APRESENTAÇÃO
O Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública sem fins lucrativos, sendo os seus órgãos sociais compostos por: assembleia-geral, direcção e conselho fiscal. Foi fundada em 20 de Maio de 1994 – D.R. Nº. 168 – Série III de 22 de Julho de 1994, tendo vindo a aumentar a prestação de serviços gradualmente com o intuito de responder às necessidades sentidas pela comunidade. Encontra-se registada no livro 7 das Associações de Solidariedade Social de 16 de Maio de 1997, em conformidade com o regulamento de registo das IPSS’s, no âmbito da Segurança Social aprovado pela portaria n.º 778/83.
A instituição situa-se na freguesia de Santa Eufémia (Prazins), a 10 km da cidade de Guimarães, e está inserida num meio predominantemente rural onde se encontram actividades de índole industrial, agrícola e comercial.
O âmbito de acção da instituição privilegia as freguesias das Comissões Social Inter-freguesias do Ave e Solid’ave: Prazins Santa Eufémia, Prazins Santo Tirso, Corvite, S. João de Ponte, São Cláudio de Barco, Vila Nova de Sande, Caldas das Taipas, Sande S. Martinho, Sande S. Lourenço, Sande S. Clemente, Balazar e Santa Cristina de Longos; numa área geográfica total de 42,68 km2, sendo a densidade populacional de 6999 hab/km2. A população desta zona caracteriza-se como sendo bastante heterogénea ao nível sócio económico.
A instituição conta actualmente com cerca de 221 associados/as, sendo o seu principal objectivo “desenvolver actividades de carácter social, cultural e de cooperação, por forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus associados e respectivas famílias”.
Desenvolve a sua actividade no domínio da solidariedade e acção social – infância, juventude, idade adulta e 3ª idade, contando com as seguintes respostas sociais: Creche, Pré-escolar, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Apoio Comunitário (ATL – Atelier de Tempos Livres e SAAS – Serviço de Atendimento e Apoio Social).
Atendendo ao carácter de heterogeneidade das respostas sociais, da população alvo e à elevada exigência que requerem em termos de qualificação por parte dos/as colaboradores/as, a Instituição desenvolve anualmente acções de formação destinadas aos/às mesmos/as, no sentido de promover e desenvolver conhecimentos nas diferentes áreas.
Missão, Visão e Valores
MISSÃO
O que pretendemos é assegurar serviços de qualidade e excelência ao nível social e comunitário.
VISÃO
Responder com eficácia e eficiência às necessidades dos/as clientes, melhorando e criando respostas sociais que vão de encontro à satisfação dos/as mesmos/as.
VALORES
A Política de Qualidade da nossa Instituição abrange os/as clientes, os/as colaboradores/as, a organização da própria IPSS e a comunidade envolvente.
Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho – Promover a saúde, higiene e segurança no local de trabalho, velando por comportamentos seguros e utilização correta dos equipamentos de trabalho e de proteção, medidas de prevenção e de proteção para a eliminação ou minimização de riscos nos locais de trabalho, visando sempre um aumento da segurança, conforto no trabalho e uma diminuição das doenças profissionais. A (in) formação dos trabalhadores permite o conhecimento e adoção de boas práticas.