Quem Somos

APRESENTAÇÃO

O Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública sem fins lucrativos, sendo os seus órgãos sociais compostos por: assembleia-geral, direcção e conselho fiscal. Foi fundada em 20 de Maio de 1994 – D.R. Nº. 168 Série III de 22 de Julho de 1994, tendo vindo a aumentar a prestação de serviços gradualmente com o intuito de responder às necessidades sentidas pela comunidade. Encontra-se registada no livro 7 das Associações de Solidariedade Social de 16 de Maio de 1997, em conformidade com o regulamento de registo das IPSS’s, no âmbito da Segurança Social aprovado pela portaria n.º 778/83.

A instituição situa-se na freguesia de Santa Eufémia (Prazins), a 10 km da cidade de Guimarães, e está inserida num meio predominantemente rural onde se encontram actividades de índole industrial, agrícola e comercial.

O âmbito de acção da instituição privilegia as freguesias das Comissões Social Inter-freguesias do Ave e Solid’ave: Prazins Santa Eufémia, Prazins Santo Tirso, Corvite, S. João de Ponte, São Cláudio de Barco, Vila Nova de Sande, Caldas das Taipas, Sande S. Martinho, Sande S. Lourenço, Sande S. Clemente, Balazar e Santa Cristina de Longos; numa área geográfica total de 42,68 km2, sendo a densidade populacional de 6999 hab/km2. A população desta zona caracteriza-se como sendo bastante heterogénea ao nível sócio económico.

A instituição conta actualmente com cerca de 221 associados/as, sendo o seu principal objectivo “desenvolver actividades de carácter social, cultural e de cooperação, por forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus associados e respectivas famílias”.

Desenvolve a sua actividade no domínio da solidariedade e acção social – infância, juventude, idade adulta e 3ª idade, contando com as seguintes respostas sociais: Creche, Pré-escolar, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Apoio Comunitário (ATL – Atelier de Tempos Livres e SAAS – Serviço de Atendimento e Apoio Social).

Atendendo ao carácter de heterogeneidade das respostas sociais, da população alvo e à elevada exigência que requerem em termos de qualificação por parte dos/as colaboradores/as, a Instituição desenvolve anualmente acções de formação destinadas aos/às mesmos/as, no sentido de promover e desenvolver conhecimentos nas diferentes áreas.

 

Missão, Visão e Valores

MISSÃO

O que pretendemos é assegurar serviços de qualidade e excelência ao nível social e comunitário.

 

VISÃO

Responder com eficácia e eficiência às necessidades dos/as clientes, melhorando e criando respostas sociais que vão de encontro à satisfação dos/as mesmos/as.

 

VALORES

  • Espírito de equipa – Interagir e respeitar todas as opiniões com relações de confiança e solidariedade.
  • Responsabilidade – Ser capaz de agir por meio de valores positivos para que eles interfiram nas decisões da organização, na construção de um ambiente e de uma sociedade mais saudável para todos, respondendo de forma consciente pelos próprios atos.
  • Justiça Social – Contribuir para a redução das desigualdades sociais, promovendo a equidade.
  • Inovação – Desenvolver ideais, práticas e respostas inovadores que acrescentam valor à intervenção e educação da organização.
  • Política de Qualidade

A Política de Qualidade da nossa Instituição abrange os/as clientes, os/as colaboradores/as, a organização da própria IPSS e a comunidade envolvente.

  1. Satisfação do Cliente – Satisfazer as necessidades do cliente, promovendo o seu bem-estar e proporcionando o acesso, enquanto clientes da Instituição, a serviços de qualidade.
  2. Colaboradores – Proporcionar a participação em formações, internas ou externas, promover boas condições de trabalho, seja a nível de equipamentos e instalações, como a nível de um bom ambiente de trabalho, que possibilitem o correto desempenho das suas funções, valorizando o trabalho em equipa.
  3. Organização da Instituição – Cumprir legal e integralmente a legislação em vigor para cada serviço que presta, e as orientações transmitidas pelos serviços envolventes.
  4. Comunidade – Estabelecer parcerias, aceitar estágios profissionais e/ou curriculares e voluntários, bem como promover o contacto da comunidade com o trabalho desenvolvido pelos utentes (ex: feiras, exposições, etc.).
  5. Instituição de Referência – Ser uma referência com merecido reconhecimento pelo meio social envolvente.
  6. Cumprimento dos requisitos legais, estatuários e outros aplicáveis – Através de uma liderança ativa e responsável, assegura o cumprimento dos requisitos legais, estatuários e outros aplicáveis às suas atividades com vista à melhoria contínua.

 

Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho – Promover a saúde, higiene e segurança no local de trabalho, velando por comportamentos seguros e utilização correta dos equipamentos de trabalho e de proteção, medidas de prevenção e de proteção para a eliminação ou minimização de riscos nos locais de trabalho, visando sempre um aumento da segurança, conforto no trabalho e uma diminuição das doenças profissionais. A (in) formação dos trabalhadores permite o conhecimento e adoção de boas práticas.

  • 1992
    O Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1992, tendo a escritura pública em 20/05/1994. O Centro Social nasceu de “um sonho de algumas mulheres e homens desta terra”, que, ao sentir que a Freguesia estava desprovida de apoios sociais às famílias, quer seja na infância como na terceira idade, meteu mãos à obra com o apoio da Câmara, que começou por doar uma parcela de terreno e a Junta de Freguesia que permutou a restante, tendo recebido em troca duas fracções sendo uma destinada à sede de Junta e a outra cedida por esta a titulo gratuito, à Associação Cultural e Desportiva, Ases de Santa Eufémia.
  • 2000
    Em 16 de Setembro de 2000, é lançada a primeira pedra do edifício -sede, dando assim início à sua construção.
  • 2005
    Foi inaugurado no dia 1 de Outubro de 2005 tendo como objectivo suprir as carências sociais da população desta Freguesia e arredores, a primeira resposta social do Centro Social, o A.T.L. (Ateliers de Tempos Livres), entra em funcionamento em Janeiro de 2003, em instalações provisórias.
  • 2006
    Posteriormente, em Abril de 2006, já nas novas instalações, foi possível levar a cabo a criação de outras respostas sociais consideradas fundamentais e absolutamente necessárias, para o desenvolvimento sociocultural desde o berço até à 3ª. Idade que são as seguintes: Creche, Pré-escolar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e um Centro de Apoio Comunitário.

O financiamento do Centro Social foi assegurado pela Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Guimarães, Centro Regional de Segurança Social, Governo Central através do Ministério da Solidariedade Social e pelos muitos homens e mulheres de Prazins Santa Eufémia e de outras Freguesias, que através de trabalho voluntário, contributos monetários, oferta de carrinhas, estiveram, estão e continuarão a estar unidos no crescimento e desenvolvimento desta imprescindível Instituição.